Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Projeto Ciclismo BTT promove sessões online, de indoor cycling para alunos e comunidade escolar

Projeto Ciclismo online BTT, do Agrupamento de Escolas de Paredes, tem promovido sessões online, de indoor cycling para alunos, professores, funcionários e encarregados de educação

Segundo Mário Pinto, coordenador do Projecto Ciclismo na Escola BTT, do Agrupamento de Escolas de Paredes, esta atividade está inserida no Projeto CiclismoNaEscolaBTT/DE Sobre Rodas, e pretende utilizar o desporto, concretamente o indoor Cycling, como contributo para que a população possa contornar a situação que vivemos de forma mais saudável, física e psicologicamente.

Ao Novum Canal, Mário Pinto realçou que apesar do estado de confinamento e isolamento social, foram dadas, numa primeira fase, sessões online, de indoor cycling a alunos, professores, funcionários e encarregados de educação do agrupamento.

Numa segunda fase, serão convidados a participar na atividade todas as escolas e Agrupamentos de Escolas participantes no projeto DE Sobre Rodas.

As sessões de indoor cycling serão dadas a partir das instalações do ginásio BITFIT, parceiro do Projeto CiclismoNaEscolaBTT. Os participantes deverão aderir à plataforma online com a senha que lhes será atribuída.

“Deste modo, em casa, todos poderão praticar desporto seguro, “unidos no isolamento”, disse, salientando que a primeira fase (experimental) teve início, poucos dias após o encerramento das escolas a 13 de março.

A atividade envolve além dos alunos, toda a comunidade escolar.

“Não podemos falar de números exatos uma vez que se trata de uma iniciativa que abrange, não só os alunos, mas sim toda a comunidade educativa. Temos alunos oriundos de várias escolas da região”, expressou, sustentando que o feedback dos ciclistas e demais atores que têm participado tem sido francamente positivo.

“Pode dizer-se que as segundas e sextas-feiras às 19h têm lugar cativo nas agendas destes jovens”, disse.

Falando do regresso do Ciclismo na Escola BTT ao Agrupamento de Escolas de Paredes, Mário Ponto  reconheceu que vontade de recomeçar não falta.

“Alunos, professores e pais, todos anseiam por um regresso próximo. No entanto, temos que agir com prudência e com o máximo de cuidado. Acima de tudo preservar a nossa saúde e a dos outros. Nesta ótica, assim que as autoridades competentes acharem segura prática de BTT em grandes grupos aí sim, nós estaremos prontos para o regresso”, avançou.